Elaboração de análise de riscos e projetos de SPDA
É um Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, popularmente chamado de para-raios.
A instalação dos Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2015, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.
As exigências do uso do SPDA segundo o Corpo de Bombeiros são para as edificações, estruturas e áreas de risco que devem ter suas instalações elétricas e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA executados, de acordo com as prescrições das normas brasileiras oficiais e normas das concessionárias dos serviços locais.
Não há uma proteção 100% segura, mas sim a utilização de dispositivos de proteção que diminuam os riscos e a probabilidade de danos aos equipamentos e instalações e/ou estruturas físicas ao serem atingidas.
Com a atualização da NBR 5419, o projetista deve efetuar cálculos (análise de risco de SPDA) e considerações sobre a estrutura em questão e também sobre as estruturas vizinhas, linhas de energia e telecomunicações ligadas a ela.
A partir desta análise, é que será determinada o nível de proteção das edificações, estruturas e áreas de risco, onde determinará a obrigatoriedade ou não de elaboração do projeto de SPDA.
Atividades desenvolvidas:
- Elaboração de Análise de Risco de SPDA;
- Elaboração do Projeto de SPDA, incluindo desenhos com detalhes de instalação, lista de materiais e memoriais descritivos;
- Inspeção do SPDA existente nas edificações para verificação de conformidade do projeto e instalação com os requisitos da NBR 5419, contemplando inspeção dos sistemas de captação, descidas, aterramentos, análise documental e emissão de relatório técnico.
Elaboração de análise de riscos e projetos de SPDA - NBR5419-1
Elaboração de análise de riscos e projetos de SPDA - NBR5419-2